Caso da Égua Atropelada
Saindo da chácara no final de um dia chuvoso nos deparamos com uma égua atropelada. Ela nos inspirou a escrever o texto abaixo:
O CAVALO INVISÍVEL…
Ontem no final da noite o veterinário da Soama e alguns voluntários estavam saindo da chácara quando perceberam vários carros atrapalhando o trânsito no B. Bela Vista. O motivo: uma égua deitada no chão… tentava levantar e caia no asfalto duro, gelado e molhado… Tão grande e tão invisível, abandonada… agonizando…. em silêncio… não conseguimos ficar indiferentes e estacionamos os carros mais adiante e tentamos em vão ligar pra todo mundo que lembramos que poderiam ajudar…
Se ligou para a BM que disse que não era com ela, se ligou pros Bombeiros que falaram que não era com eles, se ligou pra Patram disse que não era com ela, se ligou pra vários veterinários que o nosso veterinário conhecia e muitos não atenderam ou não podiam fazer nada. Chegou o Samu pra atender o motorista, que não fugiu, mas que estava bem, chegaram os carros do trânsito pra organizar o transito e eles também em vão não conseguiram ninguém pra socorrer o cavalo. Nosso veterinário deu remédio para dor, era o que tínhamos.
E foi então que descobrimos que a segunda maior cidade do RS não tem NADA OU NINGUÉM que faça algo pelos cavalos que são atropelados mensalmente nas ruas da cidade…. sim, ninguém tem equipamento ou veterinário… ninguém…. A revolta foi grande demais. Como é que isso pode?
Aos poucos alguns homens se prontificaram a tentar ajudar a levantá-la algumas vezes…. tudo em vão…. ela não conseguia ficar em pé…
Quase uma hora depois, nosso veterinário conseguiu com a ajuda de um amigo da causa animal um veterinário que se dispôs a acabar com o sofrimento dela.Constatado que foi um problema na coluna, ela foi eutanasiada… não foi bonito de ver… demorou até tudo se cessar…. no meio de várias pessoas ali no chão, sendo confortada por nós, ela ia deixando a vida…. No meio de tantos sentimentos como a revolta, a dor, a indignação, o amor, a compaixão, o ódio, o desespero, veio o alívio de saber que ela não ia morrer ali dias ou semanas depois, de inanição ou indiferença…Os custos foram por conta da Soama.
E enquanto isto há pessoas discutindo se a Soama é boa ou má, eficiente ou negligente, tentando acabar com a vida do nosso veterinário, o trabalho de quem se doa há 18 anos sem pedir nada em troca, só respeito… enquanto muitas pessoas que hoje se dizem cheias de razão e solução pra todos os problemas da causa animal estavam em casa, no sofá, jantando pensando na próxima mentira ou calunia que vão inventar… com tantas vidas a serem salvas, com tantos animais invisíveis sofrendo por aí… Hoje ela continua lá….invisível….