CASTRAÇÕES PÚBLICAS PARADAS, UMA VERGONHA!
O assunto castrações e castramóvel foi comentado, apenas comentado, na Câmara de Vereadores ontem. Não causou polêmica e nem discursos inflamados. Deveria!
Enquanto os vereadores e a imprensa seguem calados, os animais pagam com a vida, sofrem nas ruas, ninhadas e ninhadas estão nascendo para viver e morrer na rua sem cuidados. Isso é desumano, isso é crime!
Tudo isso poderia ser evitado se a Prefeitura fizesse o que é obrigada por lei. Mas ela prefere ser negligente e omissa porque ainda não entendeu a importância de políticas públicas para os animais. E claro, preferem não fazer nada efetivo, já que as ongs fazem.
Só que estamos cansadas, não somos otárias! Estamos cansadas de enxugar gelo, de assumir a irresponsabilidade da sociedade e do poder público.
Estamos falando de VIDAS, que sofrem em silêncio. Se não for por ética e compaixão, que seja porque é lei, existem leis que protegem os animais e elas não são cumpridas.
A Prefeitura não tem campanhas educativas em escolas, nos bairros. Não tem campanha efetiva de castração em massa. Não pune efetivamente quem pratica maus-tratos. Não auxilia famílias carentes que não tem condições de pagar por consultas veterinárias. Doa sem critérios, não recolhe mães com filhotes. Não dá o exemplo. Só promete, promete, promete.
De circo e pão estamos cheias.
A cada release de imprensa tudo parece fluindo e progredindo, mas a verdade é bem diferente! E as cerimônias cheias de pompa para divulgar o que vão fazer e não fazem??
O secretário do Meio Ambiente assumiu que não convênio com a UCS que ganhou a licitação para castrar ainda não foi assinado. Que o castramóvel também não está funcionando ainda. Ué, mas não saiu amplamente na imprensa que tudo ia bem com o castramóvel?? E pasmem, ele diz que o castramóvel nem habilitado está para funcionar, mesmo depois de meses e de divulgação que estava. Voltou para Curitiba para ser adaptado. E os custos disso??
E as castrações paradas desde o início do ano?? Estamos no meio de AGOSTO! Nenhuma castração feita pela Prefeitura neste meio tempo. O que está acontecendo são castrações de verba ESTADUAL, não municipal. As castrações municipais e estaduais deveriam estar acontecendo juntas.
Neste meio tempo quantas ninhadas nasceram nas ruas e nos pátios de quem espera pela castração solicitadas nos postinhos? Animais que vão ser atropelados, pegar doenças e agonizarão de fome nas ruas.
Estamos cansadas, esgotadas, depressivas… a pressão é enorme, os pedidos de ajuda diários, casos tristes de maus-tratos, doações de menos… temos enormes limitações… A Prefeitura não!
Estamos fazendo a nossa parte! E a Prefeitura?
Isso é revoltante, absurdo, deplorável e inaceitável…
Até quando?