Caxias desiste do centro de Bem-Estar Animal em 2020. Soama aplaude! Entenda!
A QUEM POSSA INTERESSAR:
Esta notícia mostra que se o projeto foi retirado é porque desde o início não era bom!
SOBRE OS FATOS:
-Em época de eleição, do nada, um pedido de urgência para aprovar uma permuta que definiria o destino dos animais abrigados no canil municipal.
-Nenhuma matéria na mídia durante o ano, ninguém sabia desta permuta, nem a população, nem a causa animal e muito menos os moradores da região.
-Nenhuma informação foi dada sobre o projeto em si, o que é vital para o bem-estar dos animais abrigados no local.
Tudo isto chamou a atenção da PAC e da Soama. Algo não parecia certo!
Nos reunimos e marcamos uma reunião na Câmara de Vereadores com a presença do Secretario do Meio Ambiente, Vice-Prefeito e moradores de Galópolis.
Nada do que se ouviu justificou o que estava acontecendo. Não mostraram o projeto, não deram detalhes, falaram que desde JANEIRO (???????) este projeto estava em andamento e ouvimos da boca do próprio secretário uma ameaça: “Ou este projeto é aprovado ou a Semma não vai colocar um centavo no Canil Municipal!”.
Como assim????
Também não responderam na reunião, ao ser aprovada a permuta, quando começaria e quando terminaria a obra, valores envolvidos. São dados vitais para mostrar a transparência da permuta e do projeto em si.
Por que não divulgar desde o inicio este projeto tão desejado por quem gosta de animais??? Este projeto envolvia dinheiro público, a população tem o direito de saber detalhes, interessados poderiam ter ajudado neste projeto.
O Canil Municipal está em estado precário e não tem sido investido nada no local! Ongs que deveriam estar ajudando os animais aqui fora, estão lá dentro tendo que comprar telhas e madeira para fazer casinhas para o canil que é PÚBLICO!!!! É obrigação do Poder Público por lei e por humanidade cuidar daqueles animais desde que assumiram o abrigo.
Pedimos acesso ao projeto e quando este chegou em nossas mãos tivemos CERTEZA que era muito ruim, mal feito e extremamente mal planejado. Não adianta soltar os animais das correntes para viverem confinados em canis minúsculos. Além disso vale ressaltar que a prefeitura não investiu nos últimos dois governos de forma efetiva para evitar que os animais chegassem ao canil: castração em massa, punição de maus-tratos e educação e conscientização.
Proteção animal é coisa séria, não é para ganhar aplausos, status e elogios. Queremos que onde os animais ficarão abrigados seja mais digno do que o local atual e não foi isso que o projeto mostrou! Para nós da proteção é um sonho de duas décadas que nunca saiu do papel apesar das inúmeras promessas e pedidos de socorro da Soama quando administrava o local!
Não podemos aceitar qualquer notícia e sair festejando. A PAC e a Soama são Ongs sérias e que com toda a responsabilidade e embasamento foram atrás da informação correta. E vimos que tínhamos motivos para sermos contra a permuta do jeito que estava sendo feita. Nós pensamos nos animais, mas a população precisava ser comunicada sobre tudo isto!
A partir de 2021, com o novo governo eleito, continuaremos lutando por transparência, por políticas públicas pelos animais, por um destino e cuidado melhores para os que estão nas ruas e abrigados no canil, por castrações em massa, por apoio para a causa animal…
Segue a luta!