Como evitar Mordidas?
Quem resiste ao olhar pidão de um filhotinho? Eles são muito fofos e inspiraram amor… E por causa disso e outros motivos, muita gente prefere ao comprar (não compre vidas, poooor favor!!!) ou adotar (SEMPRE!!!!!) os filhotes. Acontece que cuidar de um filhote exige muuuuuuita paciência, dedicação e uma boa dose de informação!
Uma das piores características de um filhotinho é o morder constante… eles mordem tuuuudo, inclusive os tutores o que causa bastante mal-estar e frustração!
Acontece que todo filhote vai fazer isso e não é culpa deles!
Na sua ninhada eles brincam entre si mordendo, são os irmãozinhos e a mãe que os ensinam limites, mas ao irem para uma família humana, quem deve impor limites e educar são os tutores. Esta fase de filhote, além de ser natural eles morderem para brincar, eles ainda trocarão os dentinhos, o que causará um desconforto absurdo, o que vai fazer eles morderem mais ainda.
Por causa disso, muita gente acaba abandonando os filhotes, batendo neles, confinando-os em banheiros ou sacadas e doando para outras pessoas.
Seguem algumas dicas que poderão ajudar muito nesta fase conturbada, mas fica a dica, se não tiver disposto a se doar de coração, com tempo, dedicação e paciência NÃO TENHA UM FILHOTE!!!! Lembre-se, ele não pode falar e infelizmente, morder vai ser uma característica destas amadas bolinhas de peles.
- Cabe aos tutores guiarem os filhotes sobre o que eles podem e o que eles não podem. Não pode ficar com pena… Isso é amor! Quanto mais tranquilos eles ficam sobre as regras da casa, mais ele será um cão feliz e calmo.
- Combine em família como vai ser o adestramento, todos devem fazer a mesma coisa e devem manter a coerência, a persistência e paciência.
- Recompense SEMPRE bom comportamento e diga “NÃO” quando está errado.
- Escolha uma palavra ou frase e use ela sempre para ou elogiar ou mostrar que está errado, assim é fácil para o filhote entender.
- Jamais acaricie um filhote quando ele está te mordendo ou fazendo algo errado. Se ele estiver mordendo os brinquedos, vá até ele, faça carinho e elogie.
- Diga “ai” bem alto quando ele morder ou diga “não”. como preferir. Os maninhos avisam que o filhote mordeu forte demais gritando ou ganindo e depois se afastam
- NUNCA brinque com um filhote com as mãos, sempre com brinquedos.
- Quando o filhote começar a morder, diga não ou ai, tente dar um brinquedo pra ele brincar, tente brincar com ele com o brinquedo. Se ele voltar a morder, diga não ou ai e tente novamente oferecer o brinquedo. Se não der certo, diga não, levante-se e se afaste-se ignorando o filhote.
- Diga não, levante ou coloque o filhote no chão e se afaste. Espere alguns minutos e depois volte para brincar com ele.
- Quando o filhote começa a ficar agitado demais, deve-se se afastar e ignorá-lo, mesmo que ele chore. Assim ele vai entender que ninguém quer brincar com ele quando ele estiver assim e ou ele vai acalmar aos poucos ou vai pegar um de seus brinquedos para morder. Elogie se ele fizer isso.
- Sempre que estiver ensinando o filhote, fale com calma, sem agressividade, isso é muito importante, mesmo quando ele está te mordendo. Seja firme, mas calmo.
- Quando ele estiver calmo, dê muito amor e carinho.
- Não deixe TODOS os brinquedos a disposição do filhote. Deixe um ou dois. Vá fazendo um rodízio. Assim ele achará que tem sempre novidade, pois ele se entedia muito rápido.
- Coloque os brinquedos no freezer para ficarem geladinhos, isso ajuda a acalmar a gengiva.
- Dê cenoura ou pepino japonês para ele morder, como se fosse um brinquedo, faz bem e vai entretê-lo de forma saudável.
- Quando ele estiver naquele momento cheio de energia acumulada, não fique tirando as mãos e empurrando ele para longe. Ele vai entender que você está brincando e isso só vai piorar a situação..
- Rotina é extremamente importante, tente fazer sempre a mesma rotina.
- Se o filhote dorme na cama com você, quando ele começar a morder, diga não ou ai, coloque ele no chão e mesmo se ele chorar, não o coloque de volta. Espere ele se acalmar e aí coloque ele na cama de novo. Se ele continuar mordendo, faça novamente, até ele se acalmar. Quando ele subir na cama e se mostrar calmo, brinque com um brinquedo, faça carinho ou elogie.
- Brinque de bolinha, de pegar, de jogar coisas, quanto mais ele cansar e perceber que ele pode brincar de outras maneiras, menos ele vai achar que morder é brincadeira
- E MUITO IMPORTANTE: cachorro cansado é cachorro feliz. Quando ele puder ir para rua (depois de todas as 3 doses de vacina óctupla), passeiem muito com ele SEMPRE de coleira e guia, mantendo uma rotina, se possível no horário dos passeios, assim ele saberá quando vai passear e ficará tranquilo e feliz, sem se sentir ansioso.
- ensine seu filho a ser gentil com os animais, não permita que ele puxe o rabo, as orelhas, bata no animal, pegue de forma agressiva. É sua responsabilidade!
- passeios devem ser sempre com coleira e guia, mesmo se o bichinho é manso. Animais são imprevisíveis e principalmente para a segurança dele, basta um segundo para algo muito ruim acontecer.
- animais entediados, sempre presos, doentes ou mal cuidados ficam agressivos. Se não for para amar, cuidar, exercitar e brincar com um animal de estimação, não o tenha. Fique de olho na saúde física e mental dele.
-
antes de tratar um animal que está com dor ou doente, coloque focinheira, por causa da dor e do medo ele pode morder, inclusive o próprio tutor.