Gatos e a Toxoplasmose
GATOS E A TOXOPLASMOSE
Não é preciso abrir mão de seu gatinho de estimação para evitar a toxoplasmose. Basta pôr em prática cuidados básicos de higiene.
“Doença do Gato” é como popularmente é chamada a Toxoplasmose. E de forma errada. Motivo de pavor para muitos, o mal não costuma transformar a vida dos pacientes e nem sempre exige tratamento. O sinal amarelo só surge durante a gravidez ou em pessoas de baixa imunidade. E o culpado de tudo isso quase nunca é seu gatinho. “Os felinos, em geral, perpetuam o ciclo do parasita na natureza, mas dificilmente o transmitem para os humanos.” – diz a infectologista Dra. Alessandra Michelim, da Unimed Nordeste.
Os ovos do protozoário causador da Toxoplasmose podem estar bem distantes do pêlo do seu bicho de estimação.É possível se infectar ao comer frutas e verduras sem lavar antes, ou ao consumir carne mal passada infectada. “Portanto não é preciso abrir mão de seu gato para não se contaminar.”- diz a médica.
Lavar os vegetais em água corrente, deixá-los de molho em água e vinagre, cozinhar bem as carnes e limpar as mão ao comer, são maneiras eficientes de evitar o contágio. Ë importante alimentar os gatos com ração e nunca com carne crua, porque esses bichos adquirem a doença da mesma forma que nós, mas com uma diferença: eliminam os ovos pelas fezes, daí a fama de vilões da toxoplasmose.
Se ínguas no pescoço, cansaço, fraqueza e até febre surgirem de uma só vez, desconfie e consulte seu médico. Mas não se preocupe, um ser humano com imunidade normal é capaz de se defender do parasita. A doença não leva ao óbito e nem sempre precisa ser tratada. Antibióticos são indicados somente em alguns casos, como quando a mulher a desenvolve antes ou depois da gestação. “Nesses casos, se não tratada, a toxoplasmose pode levar ao aborto ou pelo surgimento de problemas congênitos no bebê”.
Pessoas com Aids e leucemia, entre outras doenças imunodepressivas, devem ser medicadas e mesmo a alteração de visão devido a Toxoplasmose, pode ser eliminada deixando a visão normal. Quem tem toxoplasmose deve fazer exames periódicos e para quem não tem a doença, mantenha as mão limpas e cuide do que você come.
FONTE: Revista Unimed 2003/2004