Mais um resgate de cavalo e segue a omissão da Prefeitura…
RESGATE DE ÉGUA LUZ
Uma égua foi abandonada com bicheira e tumores na área genital, muito debilitada, fraca e desnutrida em São Roque, interior de São Marcos, no dia 19/01/24. Um rapaz encontrou ela e pediu ajuda para a ong SOPRAN (Sociedade Protetora dos Animais de São Marcos) que prontamente ajudou como pode no mometo. A ong custeou atendimento veterinário em dois momentos, medicação e alimentação. O rapaz ficou responsável por cuidar dela.
A égua piorou e precisava ser internada na UCS. A ong postou um pedido de ajuda, pois não tinha condições de arcar com o tratamento e cuidados. O caso chegou até a Soama. Como nós temos uma bela parceria com a UCS, resolvemos assumir o caso totalmente. Em parceria com o Hospital de Grandes Animais já resgatamos 09 equídeos.
No dia 08/03 ela chegou na UCS e seguirá internada. A entidade já arcou com quase 1 mil reais entre o frete e alimentação inicial. Ainda teremos outros gastos, além do que será doado pela UCS que custeará o tratamento.
Ela está com uma bicheira gigante na parte interior do rabo e terá que amputá-lo, tem problemas nos dentes, está magra e com anemia. Além disso tem vários tumores na vulva e períneo que serão investigados posteriomente.
Nós não teríamos condições de assumir este caso, mas como poderíamos deixá-la sem tratamento!
Mais uma vez uma ong, que não tem muita estrutura e enormes limitações assumirá a irresponsabilidade da sociedade, pois ela deveria ser de alguém que se recusou a cuidá-la e a abandonou. E assumirá este caso diante da omissão absurda do poder público.
Hoje em Caxias do Sul ninguém olha pelos cavalos.
Esse caso certamente não é o único e isso é revoltante.
O canil ainda está no papel, as promessas foram feitas e já em março de 2014 nenhum tijolo foi colocado. Enquanto isso seguem as ongs esgotadas e endividadas e sem apoio da Prefeitura.
ATÉ QUANDO?
Em tempo, a égua ganhou o nome de Luz, tem mais ou menos 25 anos e é uma égua extremamente doce, calma e mansa, mesmo com todo o sofrimento e dor que estáva sentindo!
Precisamos de ajuda para este e outros casos. Mantemos uma campanha permanente de castração gratuita, doação de ração para famílias que nos procuram e protetores independentes, além do nosso projeto de educação e conscientização nas escolas, o projeto Plantando Sementes que desde 2009 já plantou mais de 50 mil sementes de amor e respeito pelos animais, inclusive em parceria com as prefeituras de Gramado e Farroupilha. Também dentro do possível são doados exames e atendimento veterinário.
Entre 2021e 2023 foram doadas quase 1 mil castrações, a maioria gratuitas e foram doados 9 toneladas de ração!
Nosso Pix é contato@soama.org.br e qualquer ajuda é bem-vinda!
Nossas redes sociais é o Facebook Soama Oficial Brasil e o Instagram @soamaoficial e nosso site www.soama.org.br