O final que nós não queríamos para o cavalo Napoleão…

Muitos tem acompanhado desde dezembro a história do cavalo Napoleão resgatado pela Soama em parceria com a PAC. Uma história que começa triste, tem reviravoltas emocionantes, a união de muita gente do bem e muitos milagres. Mas infelizmente ele não ganhou um lar… ninguém se interessou pelo nosso amigo.
Lembrando, Napoleão foi resgatado no início de dezembro magro, debilitado e com um problema na pata traseira (descobrimos depois na UCS que era um problema crônico) na 3ª Légua. No início de janeiro estaria pronto para ser doado quando fomos avisados que ele estava com um caso grave de cólica e precisava ser operado ou eutanasiado. O valor de 15 mil da cirurgia seria impossível para a ong arcar e um pedido de ajuda foi postado nas redes sociais. No dia seguinte conseguimos 7 mil e autorizamos a cirurgia. A notícia maravilhosa foi o prefeito e o secretário do Meio Ambiente assumindo a cirurgia e ele se recuperando rapidamente. Seguiu então sendo divulgado para adoção nas nossas redes sociais, na mídia e por aqueles que compartilhavam… As contas de dezembro até fevereiro foram pagas graças as doações recebidas no início de janeiro. Infelizmente, pela segunda vez, tivemos que pedir ajuda da ong Pé de Chulé de Porto Alegre, nossa parceira, para que acolhesse definitivamente o Napoleão. O mesmo aconteceu em outro momento quando a penúltima égua que resgatamos, a Luz, também não teve interessados na adoção dela.
Os últimos dois cavalos resgatados não tiveram adoção… Isso nos preocupa, nos entristece e nos faz repensar esses resgates de cavalos. Atualmente somos a única ong que resgata cavalos em Caxias do Sul sem apoio do poder público, a exceção foi no caso do Napoleão.
Se um cavalo por causa da idade ou algum problema crônico não interessa ninguém porque ele não pode ser “usado”, ou seja, é considerado “sem utilidade”, nos deixa revoltados. Cavalo não precisa ter utilidade, ele não existe para nos servir… Ele pode ser amado e cuidado sem dar nada em troca. Ninguém se interessou em adotar uma vida para apenas e puramente lhe dar um final e vida digno depois de tanto sofrimento e descaso…
Gratidão por toda ajuda e divulgação, sem ela o Napoleão jamais teria sido salvo.
Fica agora a conta de março para pagarmos e o frete de 1300 reais até Porto Alegre. Gastamos com o Napoleão mais de dez mil reais, um valor muito alto para uma ong…
Os cavalos seguem sendo explorados, abandonados e maltratados e por causa da falta de compaixão dos humanos, teremos que possivelmente parar de olhar por estas vidas tão majestosas e maravilhosas. Dói, mas essa é a triste realidade.
No dia do resgate…