Projeto Plantando Sementes
A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.
A Soama tem como uma das suas metas principais a EDUCAÇÃO. E como as crianças são o futuro, nada mais importante do que plantar no coração delas a sementinha de respeito pelos animais!
Começamos as palestras acompanhando uma antiga voluntária da entidade que era professora em 2005 chamada Liana Franzói. Inicialmente era um bate papo com os alunos, depois usamos o vídeo “Fulaninho – O cãozinho que ninguém queria!” do Instituto Nina Rosa e posteriormente criamos uma palestra via Power Point.
Desde 2009 até 2018 cerca de 45 mil pessoas já assistiram em Caxias do Sul e outras cidades como Uruguaiana, Antônio Prado e São Marcos. A entidade já fechou parceria com as prefeituras de Gramado e Farroupilha para palestrar nas escolas municipais destas cidades.
O trabalho é realizado de forma voluntária e a palestra é gratuita.
O foco principal são as escolas, mas algumas empresas também já convidaram a Soama para palestrar para os funcionários.
A palestra, que tem duas versões, uma para crianças pequenas e outra para maiores e adultos, dura mais ou menos 40 minutos e utiliza principalmente imagens na forma de Power Point. Ela é sensibilizante, mostra as coisas ruins, mas inspira quem assiste a ajudar a mudar esta realidade! Costumamos ficar o dia inteiro na escola para assim podermos atingir todos os alunos e professores.
É emocionante observar a reação das crianças e jovens diante do que assistem e ouvem. Eles realmente ficam impactados e comovidos, mas principalmente MOTIVADOS a mudar esta triste realidade dos animais em nosso mundo.
Diante de todas as limitações e frustrações desta luta pelos animais, tão negligenciados e maltratados por nós, seres humanos, sabemos que estamos no caminho certo. Plantar a sementinha no coração dos jovens é uma esperança enorme de que elas germinem e ajudem a termos seres humanos com mais amor e compaixão no coração por todos os seres vivos. Quem respeita até o menor dos seres é uma pessoa mais justa, sensível e solidária.
A CARTILHA
Em 2013 pensamos em algo que os alunos pudessem levar para casa depois da palestra. Criamos um projeto de cartilhas educativas e apresentamos para o JECRIM (Juizado Especial Criminal) para captação de verbas. O projeto foi aprovado pelo JECRIM que custeou a confecção de nove mil unidades através das multas aplicadas aos réus daquele setor do Fórum.
Atualmente o Ministério Público através da Promotoria do Meio Ambiente nos doou o valor para a confecção de mais cartilhas.
As cartilhas falam sobre respeitar a natureza e a cuidar dos animais.
O material foi inspirado em material da internet e com os assuntos mencionados na própria palestra da Soama.
A gurizada poderá colorir, interagir, guardar, mostrar e se inspirar com a cartilha.
Na última página tem uma carteirinha para os protetores mirins mostrarem com orgulho que defendem a natureza e os bichinhos. É feita inclusive uma pequena cerimônia para que eles sintam a importância de se tornarem “defensores do bem”.
O RESULTADO
Os desenhos feitos pelas crianças mostram o quanto vale a pena esta dedicação em nome da Soama.
Abaixo algumas frases que nos emocionaram retiradas dos desenhos e cartinhas recebidas:
Obrigado pelo você me ensinou, agora sou outra pessoa.
Não pise nas formigas, elas também são gente.
Não gostei do que vi, mas sei que se eu fizer minha parte, vou fazer a diferença.
Quando eu chegar em casa vou lembrar de dar água, ração, carinho e amor para o meu melhor amigo.
Eu prefiro fazer o bem do que o mal, eu vou começar a ajudar todos os animais do mundo inteiro.
Eu aprendi que o mundo não gira só ao redor das pessoas e sim ao redor dos seres vivos. Isso eu vou levar para o resto da minha vida.
Obrigado por toda essa palestra, me senti envergonhado porque eu pisava e maltratava os bichos. Agora vou dar carinho para eles, nunca mais vou maltratar!
INTERESSADO? Pode agendar uma palestra gratuitamente pelo soamasite@yahoo.com.br tanto para crianças até adultos, escolas e empresas!