Reflexão de ano novo: nós e os animais
E chega o final de ano costumamos ser incentivados a refletir sobre nossos atos…
Quem faz isso tem chances de evoluir como pessoa, como cidadão deste mundo e principalmente entender que nossos atos tem consequências… como diz o ditado, o bater de asas de uma borboleta pode alterar os ventos do outro lado do mundo.
Como ativista dos animais e por eles luto diariamente, peço um momento de reflexão sobre nossos atos diários em relação a eles.
Lembrando que como animais, tudo que sentimos, eles sentem: dor, medo, alegria, sono, fome, vontades, materinidade, luto. Dito isso, o que nos motiva a lutar por eles é que eles não podem pedir, não podem falar… imagina que horrível viver em um mundo onde tua voz não é ouvida.
Começando pelos animais domésticos, cães e gatos. Tu tem um animal, ele depende de ti pra tudo. E ainda assim tu tem preguiça de levar passear, não gasta com veterinário quando ele tá doente, não brinca com ele, deixa ele preso no fundo do pátio pra “cuidar da casa”. Isso é justo? Não, absurdamente não. Se não for pra ser da família, ser amado e enaltecido, não tenha. Por favor, pense muito antes de ter. É revoltante pensar que se cada um cuidasse do seu não haveria animais abandonados ou sofrendo maus-tratos. E por favor, chega de preconceito com raça. Animal não é status, são vidas, adote, não compre.
Separe o lixo reciclável, não jogue bituca na praia, consuma menos, compre roupas em brechó, doe o que não usa mais, leve sempre sacola ecológica ao fazer compras no super, farmácia…
Pequenas atitudes diárias que salvam vidas e o planeta. O consumo desenfrado polui rios. Bitucas matam animais marinhos. A moda é uma das coisas inventadas pelo ser humano que mais destrói o planeta e exauri os recursos naturais como a água. E todos já viram animais mortos ou presos em plástico nos mares e rios.
Repense seu prato, apenas por prazer, trilhões de animais são criados e mortos com requintes de crueldade, para virar comida. Precisamos de proteína, não de carne animal, precisamos de cálcio, não de leite animal… está mais do que comprovado que podemos viver sem carne e derivados animal. Por que insistir em algo tão cruel e tão prejudicial para o meio ambiente?
Não frequente lugares que exploram annimais. Não frequente rodeios, aquários, touradas, não tire fotos com animais selvagens, não dê mamadeira pra filhotes de leão, não ande de charrete, de camelo, não nade com golfinhos, literalmente, seja decente e não contribua com tamanho sofrimento. Animais são dopados, drogados e espancados pra serem explorados, sem falar na vida de exaustão e tédio, carregando turistas egoístas nas costas. Enquanto alguém pagar ingresso, haverá esses horrores.
Vamos nos livrar de gaiolas, jaulas, correntes, aquários, tanques… os animais tem o direito de serem livres!
E por fim, ajude as ongs de animais. Dos grandes como elefantes, em outros lugares do mundo ou aquela ong da sua cidade, a diferença pra elas continuarem assumindo a irresponsabilidade dos outros e salvar vidas depende apenas da sua ajuda, de resto, nós doamos nossa vida, nosso tempo e família por eles.
Que em 2024 sejamos pessoas mais compassivas, mais éticas, menos egoístas, mais generosas, por que pena não ajuda ninguém ,atitude sim!
Natasha Oselame Valenti