Reflexões sobre o cavalo Caramelo…
Olá! O que dizer diante do que o Rio Grande do Sul tá passando? Palavras não conseguem descrever…
Mas diante dos acontecimentos da vida vale tirar reflexões…
Como o caso do cavalo Caramelo que comoveu o Brasil e o mundo. Quanta gente rezou e torceu pra que ele fosse resgatado depois de 5 dias preso em cima de um pequeno pedaço de telhado lutando pela vida, aguardando socorro… virou símbolo da resiliência do povo gaúcho que tem sofrido tanto desde as enchentes do ano passado.
E precisa mesmo comprovação científica que os animais sentem? Não. Todo mundo viu o desespero dos animais, a alegria no resgate, a vontade de viver.
O Caramelo foi salvo… mas e os que aguardam resgate e os que perderam a vida?
Foi lindo de ver tanta comoção por um animal, mas e os outros cavalos? Cavalos são escravos, estão aqui pra nos servir. Infelizmente é assim que vemos estes nobres e majestosos animais. Puxam charretes com turistas egoístas, puxam carroça, são explorados em rodeios, vaquejadas, cavalgadas desnecessárias…
Por que o Caramelo comoveu tanto e os outros que sofrem em silêncio diante dos nossos olhos todos os dias e nada fazemos pra mudar essa realidade?
E os animais que foram deixados pra trás presos em correntes? Até quando vamos prender animais em correntes, gaiolas e aquários?
E os animais ditos de “produção”? Vidas vistas como números que quando são perdidas viram “prejuízo”? Presos não tiveram chance…
Mas vamos falar também sobre empatia?
Reflexões são necessárias, mudanças também. Mas que fique o que temos visto nestes últimos dias… compaixão, bondade, união, desapego, doação… que lindo ver tanta gente daqui e de outros lugares do Brasil ajudando, se doando, se entregando de coração em resgatar, ser útil, contribuir.
Que se torne cotidiano ser do bem, se importar com o outro, não importa quem.
Em momentos assim temos fé na humanidade…
Aguardemos por dias melhores…
E ajude, como puder, doando, fazendo Pix, como voluntário… os animais e as pessoas deste Estado nunca precisaram tanto.