Salvem as Pombas!
Caxias do Sul odeia as pombas!
Confira aqui o folder da campanha!
Alegam que elas sujam as praças, causam doenças que as pessoas nem conhecem quais são, querem vê-las bem longe das praças da cidade.
Tudo porque repassam adiante o que ouvem: que elas são “ratos de asas”. Assim como um dia a doença do gato era a Toxoplasmose, hoje já se desmistificou este assunto, pois já se sabe que a toxoplasmose pode ser pega de outra forma, como frutas e verduras mal lavadas e carne mal passada. A meta da Soama desde 2012 é mostrar que elas são tudo menos “ratos de asas”.
Por causa da histeria coletiva causada pela imprensa, empresas de controle de pragas e principalmente pelos órgãos públicos que insistem em dizer que elas são sujas e perigosas para a população, em nossa cidade em vários momentos alguém jogou veneno para elas e centenas de pombinhas morreram da forma mais covarde!
A Soama tentou ajudar a descobrir quem tinha sido, fez autópsia em alguns exemplares para mostrar de que elas tinham morrido, mas infelizmente nada se descobriu. Nem as câmaras da praça registraram o massacre!
Desde então, a cidade quer se livrar das pombas e estamos lutando para haver uma conscientização sobre elas enviando material para a imprensa e para os órgãos públicos. Nem sempre conseguimos espaço na mídia, sabemos que a luta é longa, mas vamos continuar!
O governo atual divulgou que iria retirá-las da praça e ingressamos na justiça para impedir a Prefeitura de fazer isso. Em vários momentos a Semma – Secretaria do Meio Ambiente de Caxias do Sul foi questionada sobre o assunto e sempre se esquivou de dar uma resposta decente. Nunca apresentou laudos técnicos comprovando que a retirada seja eficaz e nem mesmo diz para onde elas iriam, como ficariam, quem cuidaria delas e como elas seriam retiradas. Quem não deve não teme… Por que esconder dados tão simples? E muito menos conseguem comprovar que alguém na cidade tenha morrido por causa das pombas, o que duvidamos que um dia o façam…
Além disso, Caxias do Sul hoje tem uma lei municipal que multa em 8 mil reais quem alimentar pombas! Um absurdo! Quem abandona animais não tem punição efetiva e quem alimenta animais é multado?
Estamos lutando para que esta lei seja revogada, pois além de absurda é inconstitucional!
Criamos inclusive uma personagem simpática, uma pombinha que integrará a já querida Turminha da Soama!
Criamos também uma página no Facebook, a Salvem as Pombas! onde colocamos informações atuais e muito material sobre as queridas e tão injustiçadas pombinhas!
SAIBA MAIS:
- Doença de Pombo – Realidade ou Mito?
- Curiosidades sobre os Pombos Correio
- Entrevista com Biólogo Especialista em Saúde Coletiva
- Mike Tyson e as Pombas
- Artigo As Pombas São da Paz
- 21 Razões para Amar as Pombas
- Frases Sobre as Pombas
- A história da foto famosa!
Durante a 1a Guerra Mundial, era comum os militares utilizarem pombos-correios, para ajudar os soldados durante os confrontos.
Adestradas, rápidas e muito inteligentes, as pombas foram responsáveis por salvar a vida de muitas pessoas e, consequentemente, evitar tragédias ainda maiores.
Em 1918, no auge da Guerra Mundial a Grã-Bretanha doou dezenas de pombos treinados para o Exército dos Estados Unidos quando se instalaram na França.
Uma delas, carinhosamente nomeada “Cher Ami” (“querido amigo”, traduzido do francês), seria a responsável por evitar uma das maiores tragédias entre os americanos.
em 3 de outubro de 1918, mais de 550 militares americanos se perderam e acabaram em um lugar cercado de alemães, território inimigo, totalmente vulneráveis em perigo.
o major Charles Whittlesay teve a ideia de acionar os pombos.
Dois pombos foram enviados carregando mensagens sobre os feridos, a impossibilidade de evacuação solicitando reforços. Mas os pássaros foram abatidos por alemães. A terceira chance era de Cher Ami. Sem papel, o major Whittlesay teve de improvisar uma carta com papel de cebola e prender com um pedaço de lata na perna esquerda.
Contendo a localização do grupo na carta, a pomba foi lançada, mas não teve vida fácil; em apenas alguns segundos de voo, foi atingida por um tiro, caindo de volta a floresta. Sua persistência, no entanto, surpreendeu as tropas, ao retomar a viagem e bater as asas por mais 25 minutos, até a base americana, há cerca de 40 quilômetros.
Um tiro atingiu a ave no peito e os estilhaços cegaram um de seus olhos, além de deixar a perna direita pendurada por um tendão. A mensagem, no entanto, auxiliou a equipe no resgate dos americanos, salvando 194 dos 550 militares encurralados.
os médicos do Exército se esforçaram para garantir a vida da pomba, com sucesso. Sua perna teve de ser amputada ela recebeu uma prótese de madeira, além de cuidados e acompanhamentos até o fim da guerra. Ela foi condecorada com o título de herói da septuagésima sétimaª Divisão da Infantaria entre outras medalhas e, se tornou o animal de estimação de um dos generais.
Ao ser levada aos Estados Unidos, excursionou por diversas capitais como estrela nacional.
Ela infelizmente morreu um ano depois em 13 de junho de 1919, devido a complicações causadas pelos ferimentos em batalha. Durante todo o tempo, os militares acreditavam que Cher Ami tratava-se de um pombo, porém, durante a realização de seu empalhamento, foi descoberto que a ave era fêmea.
Vamos olhar as pombas com mais respeito e admiração? Lembrando que elas não nos causam nenhum mal. O que causa mal é a ignorância!
Sigam nas redes sociais o projeto Salvem as Pombas.