Saúde
VACINAÇÃO:
IMPORTANTE, vale investir na vacina importada, ela pode ser um pouco mais cara, mas ela vai proteger muito mais seu peludo!
Vacinas são muito importantes para manter seu amigo saudável, elas não são caras e a longo prazo evitará muito sofrimento e gastos imensos com veterinário.
Tenha sempre a carteirinha de vacinação em dia, JAMAIS ESQUEÇA DISSO!
CÃES: Quando o cãozinho é ainda filhote, evite passear e levá-lo para tomar banho em pet shops e estéticas antes dele receber as 3 doses da vacina óctupla. Neste meio tempo ele está desprotegido e várias doenças que podem acometê-lo estão no ar e são altamente transmissíveis.
Depois das 3 doses da vacina óctupla, faça esta vacina UMA VEZ POR ANO. Vale também manter a VACINA DA RAIVA em dia.
GATOS: Quanto aos mimis, os filhotes devem ser vacinados entre os 50 e 60 dias de vida com a vacina quádrupla (também chamada de V4). A segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira. Em alguns casos os veterinários recomendam uma terceira dose, converse com ele. A partir dos quatro meses, eles devem tomar a vacina contra a raiva. As vacinas V4 e contra raiva devem ser repetidas anualmente, até o final da vida do animal.
VERMIFUGAÇÃO:
Os problemas de parasitoses intestinais são hoje um dos principais motivos de consultas em clínicas veterinárias. Os filhotes de cães e gatos são as principais vítimas dessas doenças, cuja importância pode variar de um simples distúrbio digestivo ou de crescimento até a morte do animal nos casos mais graves.
Muitas vezes os tutores acham um gasto desnecessário e não valorizam o vermífugo, mas é extremamente importante manter ela em dia.
Na hora de escolher um vermífugo, é importante levar em conta a segurança do produto e a eficácia contra todas as fases de desenvolvimento dos parasitas, sejam ovos, larvas ou adultos.
CÃES: Filhotes devem receber dose de vermífugo de 15 em 15 dias até completar 4 meses de idade. Depois, já adultos, devem receber a dose a cada 4 meses.
GATOS: é importantíssimo vermifugar os filhotes assim que eles completarem 30 dias de vida. Geralmente, os vermífugos disponíveis no mercado pet são em doses únicas de 2 doses, ou seja, oferece-se 1 dose de acordo com o peso do gatinho bebê quando ele completa 30 dias (1 mês de idade) e outra dose única, também de acordo com o peso atualizado do gatinho após 15 dias da primeira dose. Depois dê vermífugo uma vez por ano.
Leve seu animal regularmente ao Médico Veterinário e não dê medicamentos sem orientação profissional.
OBSERVE SEU PET:
É muito importante prestar atenção no seu amigo: se ele não come, alguma ferida na pele, coceira constante, sangue nas fezes, etc. Qualquer sintoma que não seja normal, leve ele ao veterinário. Não espere, quanto mais cedo ele for medicado, mais rápido será a cura.
No verão, procure no pelo de seu animal por carrapatos. Eles causam uma doença grave. A sarna tem cura. Existem vários tipos e somente uma afeta o ser humano. O veterinário tem o melhor tratamento para a cura. Animais com pulgas vivem em constante sofrimento. Dê remédios para pulgas para eles caso estejam com o parasita.
IMPORTANTE: se o bichinho vive no pátio mantenha ele limpo, grama cortada, recolha as fezes todos os dias, limpe com água sanitária, evite moscas, não mantenha entulhos.
OUVIDOS E DENTES:
Os ouvidos devem receber atenção dos tutores. Mantenha-os limpos, mas cuidado ao limpar, não use cotonete, use algodão. Se não se sentir a vontade para fazer isso, leve em um veterinário. Existem produtos no mercado para limpar os ouvidos dos pets.
Durante o banho cuidado para que não entre água nos ouvidos.
Evite a formação de otites (infecção dos ouvidos que ocorre geralmente pela infestação de fungos, bactérias e pelo excesso de cera; e também acontece com mais frequência nos bichinhos com as orelhas compridas e mais caídas.) Otites são cruéis com os animais, eles sofrem muito.
OBSERVE se seu peludo coça demais as orelhas ou está com a cabeça torta, isso pode ser sintoma de otite ou de outro problema.
Procure um veterinário!
Os dentes também merecem atenção especial. A escovação dentária é necessária (de preferência uma vez ao dia com escova e creme dental especiais para pequenos animais) e deve ser feita desde que o bichinho seja filhote para se acostumar, faça como uma forma de brincadeira e dê petiscos depois para que ele associe a coisas boas.
Problemas como tártaro são muito prejudiciais e comuns e podendo causar doenças no coração e até a morte. Leve seu pet no veterinário para limpar os dentes de forma mais ampla, principalmente com a idade avançando. Não é normal o bafo do cão ser tão ruim, isso pode ser um indicativo de que está na hora de uma limpeza nos dentes.
HIGIENE:
Além de manter o pátio limpo, vale cuidado redobrado com os potes de água e comida que precisam ser limpos diariamente. Lembre-se também de limpar a caixa dos mimis duas vezes por dia, eles não gostam de caixa de areia suja, eles são muito higiênicos.
Mantenha a caminha e os paninhos limpos e se ele tiver uma casinha lá fora, observe se ela está protegida do vendo, chuva e sol excessivo e em lugar úmido. Se colocar paninhos na casinha externa, mantenha eles limpos. Panos úmidos podem causar desconforto e dermatites na pele.
SAÚDE MENTAL:
A saúde física dos pets é fundamental para uma vida saudável e feliz, mas a saúde mental é tão importante quanto.
Animais solitários e sedentários sofrem muito.
Leve seu cão para passear diariamente, mesmo aquele que vive no pátio. Ele precisa de exercícios diários para a saúde da mente através de cheiros novos e socialização, mas também para manter o peso e o corpo sadio.
Brinque com ele todos os dias! Isso é muito importante para ele!
Gatos precisam também de brincadeiras e ter acesso a lugares altos. Eles também adoram observar janelas que devem estar sempre teladas.
Lembre-se que gatos com acesso a rua correm riscos enormes de saúde e vida, mantenha-os dentro de casa.
E quem sabe não adotar dois? Assim eles terão companhia constante e poderão brincar e se distrair juntos! PENSE NISSO!