Seu Mascote no Verão
Durante o calor do verão, é comum seu animal apresentar mudanças como: mais sede, menos apetite, perda de pêlos, etc. É preciso, portanto, alguns cuidados durante estes meses.
- Mantenha os potes de água sempre limpos, com água fresca (vale trocar a água frequentemente e até colocar cubos de gelo) e manter o pote de água na sombra
- Mantenha os potes de comida limpos também para não atrair moscas
- Limpe pátios constantemente para não atrair moscas e carrapatos
- Mantenha seus animais sem parasitas investindo em remédios antipulga e carrapatos, vale cada centavo. Fique de olho!
- Para deixar cães mais confortáveis, vale a pena tosar o pelo do seu bichinho se ele gostar! A tosa além de deixá-lo mais fresco, facilita o banho e secagem e também diminui a quantidade de pelos soltos no ambiente.
- Mesmo que o animal esteja ofegante, o dono não deve usar ventilador para refrescá-lo. Ventilação direta na face pode causar doença respiratória.
- Os banhos devem ser com água morna e cuidado com orelhas e olhos. Para o animal não dormir de pelo molhado, evite banhá-los no fim de tarde ou a noite.
- Desde que a família não se importe com este hábito, o animal poderá nadar na piscina ou no mar, mas cuidado para que ele não beba a água ou se afogue. Após o banho, o cão deverá ser enxaguado com água para tirar a água salgado ou cloro da piscina.
- Animais de pele clara ou despigmentada podem apresentar dermatites ou até desenvolver câncer devido à exposição demasiada no sol.
- Cães, como as pessoas, correm o risco de insolação e podem morrer em função disso. Por isso, deve ter sempre à disposição um local à sombra para ficar, além da casinha. Dependendo do material da casinha e onde ela ficar ela pode virar um forno.
- Evite passeios nos horários mais quentes do dia.
- Não deixe seu animal dentro do carro fechado. Se for necessário, coloque o carro na sombra, não demore e deixe as janelas semiabertas.
- Seja gentil: deixe um potinho com água limpa e fresca na frente de casa, do seu estabelecimento comercial para aqueles que não tem ninguém que olhe por eles.