Solidão em Cães e Gatos
Solidão é… Não ter com quem latir
Ficar em um quintal o dia inteiro, não ter contato com outros animais, andar pela casa vazia quando a família sai de férias, não ser levado para passear e para se exercitar. Sentir-se só é um mal que não aflige apenas os humanos. Situações como essas podem desencadear nos cachorros ou gatos a sensação de solidão.
Cães são animais sociáveis, que vivem em matilha, adoram brincar, passear e correr. A solidão é muito triste para eles.
Cães que se sentem muito sozinhos ou negligenciados apresentam vários sintomas!
Lamber compulsivamente algum membro como as patas e parar de comer são sinais de solidão. Alguns ficam doentes, param de comer e até entram em depressão.
Cães devem ser levados para passear diariamente, de preferência várias vezes ao dia, aqueles que são simpáticos podem ir aos parques de cachorro para brincarem e socializarem ou na casa de algum conhecido que também tenha animais.
O cheio é muito importante para os cães que nascem cegos e surdos, mas capazes de sentir cheiro. No lugar que ele vive só tem o cheiro dele, por isso que passeios externos fazem tão bem para a saúde mental, além de física.
Mesmo cães que tenham um grande pátio para si precisam de exercícios e passeios na rua. Mesmo com muito espaço podem sentir tédio e solidão.
O ideal é ter sempre dois cães, para que um faça companhia para o outro. Se isso não for possível, doe um bom tempo seu para brincar com seu peludo, sem preguiças!
Gatos apesar de mais solitários e independentes também podem sentir solidão. Os gatos como caçadores e presas passam a vida em alerta. Os gatos domésticos confinados ao espaço interior muitas vezes não têm atividades para fazer. Embora o gato durma em média 16 horas por dia, faltam ainda 8 horas que deviam ser preenchidas com bastante atividade: defesa do território, exploração, brincadeiras, etc.
Vale também pensar em adotar outro gato, nem sempre dá certo, mas eles podem virar melhores amigos.
DICAS IMPORTANTES:
-Crie rotina, tanto cães como gatos adoram rotina, ela evita estresse e ansiedade
-Mesmo que o passeio do cão seja curto, não deixe de levá-lo. Se possível faça passeios longos, mas senão, só de levá-lo até a esquina vai fazer ele feliz. Leve sempre de guia e coleira.
-Gatos gostam de ter acesso a lugares altos, janelas (teladas, por favor) e arranhadores.
-Se possível tenha dois, um fará companhia para o outro.
-Deixe o rádio ligado durante o dia enquanto estiver fora, isso ajudará a fazer companhia!
-Se você passa o dia inteiro fora e tem preguiça de sair mais cedo de casa ou quando chega em casa para levar seu bichinho passear, pense se realmente ter um animalzinho de estimação é uma boa ideia. Um animal vive mais de 10 anos, precisa de atenção e exercícios, dará despesas e dependerá de ti para tudo.