Tubarões
Os tubarões começaram a ser mais odiados depois do filme Tubarão de Steven Spielberg de 1975. O filme teve um impacto tão negativo, que o escritor que escreveu o livro do qual o filme se inspirou, Peter Benchley percebeu a catástrofe que tinha ajudado a criar e dedicou o resto de sua vida a defender a vida marinha em geral e os tubarões em particular. Spielberg nunca tomou nenhuma iniciativa nesse sentido. Transformado em monstro repulsivo, estes injustiçados animais são obras-primas da natureza, animais incríveis e que são essenciais para o equilíbrio marinho!
Estima-se que todos os anos aproximadamente 70 milhões de tubarões são mortos pela prática desumana conhecida como “Shark Finning” que consiste exclusivamente na remoção da barbatana do tubarão. Após a retirada de suas barbatanas, o animal ainda agonizando é jogado ao mar e, sem nadadeiras, afunda lentamente até a morte.
Os predadores utilizam o espinhel, uma linha com quilômetros de extensão e com cerca de 1600 anzóis para fisgar os tubarões, mas acontece que, além dos tubarões, outros animais, como tartarugas acabam sendo pegos também. Essa crueldade ocorre em alto mar e os barcos só transportam as barbatanas dos tubarões, uma vez que sua carne é considerada de baixo valor e não compensa ser transportada. Os tubarões mais procurados são o tubarão martelo que possui barbatanas maiores, dependendo da espécie, e o tubarão azul.É uma pesca descontrolada e insustentável que está dizimando a população de tubarões em todo o mundo e desequilibrando o ecossistema marinho.
A barbárie do finning fatura milhões e consiste no uso das barbatanas para uma sopa que é considerada uma receita milenar e afrodisíaca! Além de símbolo de status e riqueza!
A China sempre foi considerada um dos maiores mercados consumidores de barbatanas, sendo Hong Kong conhecida como a “capital da barbatana de tubarão”.
Apesar do principal mercado consumidor ser a Ásia, o problema é mundial. Embora muitos países tenham proibido a venda do produto, algumas leis ainda permitem a captura e venda das barbatanas a países onde os mercados são legais.
ATAQUES DE TUBARÕES:
Muita gente argumenta que eles matam pessoas!
Existem 400 espécies de tubarões, somente três são perigosas, mas não para os humanos. Eles tem medo das pessoas e 90% das vezes que atacam um ser humano é por engano ou por desequilíbrio ecológico causado por nós. Por ano morrem em média 20 pessoas por ataque de tubarão, enquanto o ser humano mata em média 70 milhões de tubarões por ano.
QUEM É O ASSASSINO?
Saiba mais sobre o assunto neste link:
https://escamastore.com.br/ shark-finning-barbarie-contra- os-tubaroes/